Nota de esclarecimento aos filiados do SINDFLEGO

14/12/2018

Em resposta ao pronunciamento feito pelo Sr. Eliomar Pires Martins na tribuna livre da Câmara Municipal de Goiânia, ocorrido no dia 13 de dezembro de 2018, em que acusa o presidente do Sindicato, por suposta influência na Diretoria de Recursos Humanos de ter excluído dos cálculos da URV os 27 servidores do Legislativo no período em que estiveram à disposição da Prefeitura Municipal de Goiânia, temos a esclarecer:

1.     O pagamento das diferenças de URV só foi possível por conta da atuação do presidente do Sindflego, Beto Mariano, nas negociações junto ao então presidente Iram Saraiva, que culminou com a assinatura do Termo de Convênio homologado pela Justiça, determinando o pagamento de forma parcelada;

2.     O cálculo da diferença foi realizado como determina a lei e exclusivamente com base no banco de dados da folha de pagamento da Câmara Municipal de Goiânia, ou seja, não havia e não há como calcular diferenças vencimentais se não houve o pagamento do valor principal, o que é o caso do servidor à disposição com ônus para outro órgão; e

3.     Como o cálculo fora feito de forma automática e compreendia um período de 5 anos, a partir de 1999, e com vários eventos, a ausência dos servidores à disposição só foi detectada quando iniciou-se o pagamento do exercício de 2001, comprovando que não houve qualquer tipo de interferência do presidente do Sindicato na confecção dos cálculos desses servidores, conforme alegado de forma leviana.

Ao final de seu pronunciamento, o Sr. Eliomar Pires Martins diz textualmente:

“É, eu queria fazer um reconhecimento aqui do esforço do Presidente Anselmo. Na gestão dele foi o processo administrativo, ele se convenceu, determinou o pagamento e determinou a realização do cálculo pela Câmara Municipal, de forma que à época dele foi cumprido até o final da sua gestão.  E aí precisa se registrar aqui, o Presidente do Sindicato fez uma pressão e chantageou o Presidente, se pagar sem decisão judicial ele iria fazer um escândalo. E em época de eleição a gente compreende que até limpar a sujeira que joga passou até a vida e não recupera a imagem imaculada. Então, quero registrar, compreender o drama que viveu o Presidente Anselmo e reconhecer que ele fez um esforço muito grande.” (sic)

O presidente do Sindicato, Beto Mariano, jamais conversou com o ex-presidente Anselmo sobre o pagamento da diferença a esses servidores, assim como jamais foi procurado oficialmente por qualquer um desses servidores para atuar na defesa de seus interesses. E, caso tivesse ocorrido, teria colocado a assessoria jurídica do sindicato à disposição, assim como teria incluído o tema pontual na pauta de negociação.

Ou o ex-presidente Anselmo Pereira usou essa falsa argumentação para justificar o não pagamento aos servidores ou o Sr. Eliomar Pires Martins contou uma mentira. E, para que a verdade venha à tona, o Sindicato estará ingressando com uma ação judicial  para apurar os fatos, caso não haja retratação de uma dessas pessoas. A ação por difamação, caso julgada procedente, acarretará indenização por danos morais.

Interessante é que em momento algum o Sr. Eliomar Pires Martins disse que o escritório da advocacia que defende os 27 servidores pertence a sua família, quando esses filiados poderiam ter procurado o Sindicato e ter obtido assistência gratuita, conforme previsão estatutária.

A verdade prevalecerá e os hipócritas serão desmascarados.