Entidades sindicais tentam barrar na Câmara aumento da alíquota previdenciária para 14%

17/12/2020

Os dirigentes das  entidades que compõem o Fórum Sindical do Município de Goiânia decidiram encaminhar uma Carta Aberta aos Vereadores solicitando o arquivamento do projeto de lei complementar nº 0025/2020, que aumenta a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores efetivos, aposentados e pensionistas de 11% para 14%, conforme prevê a Emenda Constitucional nº 103/2019.

O documento deixa claro para os vereadores que o Conselho Municipal Previdenciário - CMP não aprovou o envio do projeto pelo executivo por entender que o cálculo atuarial apresentado não condiz com a realidade do GOIANIAPREV. Foram apresentados dois cálculos com resultados divergentes, um com superávit, que deve ser o correto, e outro com déficit para justificar o aumento da alíquota.

O trabalho junto aos vereadores será de suma importância para evitar o aumento da alíquota, que na verdade siginifca redução salarial, já que a data base de 2020 ainda não foi concedida por conta da suposta proibição de reajuste devido à pandemia de Covid-19.