Atualizações

Câmara rejeita veto do prefeito à reposição dos aposentados e pensionistas

04/07/2019

          Na Sessão realizada na manhã de hoje, 04.07, no Plenário da Câmara Municipal de Goiânia, os vereadores rejeitaram o veto do prefeito Íris Rezende à reposição dos proventos dos aposentados e pensionistas vinculados ao Poder Legislativo Goianiense, por ocasião da data base que ocorre no mês de maio.

Com a derrota fragorosa do prefeito Íris Rezende, que se iniciou ontem, 03.07, na reunião da Comissão de Constituição e Justiça presidida pela vereadora Sabrina Garcez, que aprovou, à unanimidade dos presentes, o relatório do vereador Zander Fábio pela rejeição ao veto, não resta alternativa ao GOIANIAPREV a não ser aplicar a reposição de 4,67%, de forma retroativa ao mês de maio, em parcela única, atendendo ao instituto constitucional da paridade, já que fora concedida de igual forma aos servidores em atividade do Legislativo.

O placar foi de 25 votos pela rejeição ao veto, 4 abstinências e 5 ausências. Lembrando que o vereador Paulo Magalhães não votou porque no momento presidida a sessão, mas usando a tribuna defendeu a rejeição e se manifestou favoravelmente aos ex-servidores da Câmara.

Veja aqui a relação dos votantes

 

Presença nas galerias foi importante para a rejeição ao veto

Cerca de 50 aposentados e pensionistas compareceram às galerias da Câmara para acompanhar a votação. Com manifestações pací­ficas e aplaudindo os vereadores que se pronunciavam contra o veto, o que parecia ser uma missão impossí­vel, foi aos poucos se delineando como uma vitória certa, já que, com os esclarecimentos feitos através de carta enviada aos vereadores, eles perceberam que o veto era injustificável, pois feria o direito constitucional da paridade, e representava simplesmente uma discriminação ou até‚ mesmo uma perseguição.

 

 

 À medida que os vereadores foram declarando seus votos, o líder do prefeito, vereador Oséias Varão, que não votou, ainda tentou reunir a base para votar contra, mas não obteve êxito.       

      Valeu pela LUTA e pela PRESENÇA!!!             

            PARABÉNS A TODOS(AS)!!!