Cronograma da evolução patrimonial do Sindflego

22/04/2011

Objetivando informar aos sindicalizados que não têm conhecimento e refrescar a memória daqueles que não se lembram de como nosso patrimônio foi adquirido e construído ao longo dos anos, elaboramos esse cronograma que, certamente, contribuirá em muito para enriquecer os debates, justificar opiniões e balizar decisões que deverão ser tomadas.

1983/85 - Administração Paulo de Tarso - Aquisição de área com cerca de 35 mil metros quadrados (Chácara Salinas), localizada na BR-060, com recursos oriundos de repasse orçamentário do Município.

1987/91 - Administração Beto Mariano - Início da construção da Sede Campestre: piscinas, campos de futebol, salão de festas, bar e sanitários. Aquisição de consórcio de um veículo.  Recursos oriundos da Contribuição Social dos associados da Aflego e da realização de bingos mensais ocorridos no Plenário da Câmara Municipal, no Edifício Parthenon Center.

1991/97 - Administração Ary Wanderley - Continuidade da construção da Sede Campestre: salão de festas, salão de jogos, sauna, estacionamento superior, asfaltamento e alambrados. Aquisição de sala no Edifício Parthenon Center. Recursos oriundos da Contribuição Social e da taxa de administração de convênios.

1997/99 - Administração Beto Mariano - Fundação do Sindflego. Aquisição de 12 mil metros quadrados de área contígua à Sede Campestre. Doação do município de Aruanã de área de 6 mil metros  quadrados para construção de uma pousada. Reforma geral e ampliação da Sede Campestre: redesenho das piscinas, instalação de toboágua, sapo e cogumelo, construção de quiosques com churrasqueiras, lagos artificiais, poço artesiano, ranchos e estacionamento inferior. Aquisição de canoa, motor de popa, grupo gerador e tralha completa para acampamento no Rio Araguaia. Implantação da escola de informática. Recursos oriundos da Contribuição Social, da Contribuição Sindical, da taxa de administração de convênios, dos juros de empréstimos aos associados efetuados com recursos do superávit da contribuição ao plano de saúde.

2000/02 - Administração Dagma Queiroz - Aquisição do prédio da Sede Administrativa (sobrado com 2 pavimentos) no Setor Aeroporto, reforma geral, adequação do imóvel e  aquisição de móveis e equipamentos. Aquisição de 2 veículos através de consórcios. Recursos oriundos da Contribuição social, da Contribuição Sindical, dos juros de empréstimos, da taxa de administração de convênios, do fundo do plano de saúde e da alienação da sala do Edifício Parthenon Center.

2003/08 - Administração Zoroastro de Souza - Construção da Pousada na cidade de Aruanã, com 8 chalés, barracão do caseiro, 2 piscinas, ranchão, poço artesiano, móveis, utensílios, geladeiras, fogões, ventiladores, condicionadores de ar, aquisição de barco e motor de popa, permuta dos veículos usados por novos. Indenização do comodatário do apartamento do Setor Aeroporto. Recursos oriundos da Contribuição Social, da Contribuição Sindical, da taxa de administração de convênios e dos juros de empréstimos aos associados.

2009/10 - Administração Beto Mariano - Aquisição de área com 2.430 metros quadrados com 8 suítes e uma cozinha na cidade de Caldas Novas. Ampliação da pousada com a construção de 5 apartamentos, 2 piscinas aquecidas, sauna, bar, área de convivência, sanitários, muro, portão eletrônico, calçamento, gramado e poço artesiano. Aquisição de móveis, eletrodomésticos e utensílios para os apartamentos e suítes. Reforma da Sede Campestre, troca da rede de energia, limpeza do lago, irrigação artificial dos campos e dos gramados. Reforma geral da pousada de Aruanã, troca do madeiramento e telhados, aquisição de aparelhos de TV, camas Box, reconstrução das piscinas, portão eletrônico, plantio de grama e irrigação artificial dos gramados. Recursos oriundos da Contribuição Sindical, das taxas de administração de convênios, dos juros de empréstimos a associados, da alienação de um veículo e das receitas de serviços.

Isso demonstra claramente as dificuldades enfrentadas e o sacrifício de todos para adquirir o invejável patrimônio que temos hoje e que começou há 27 anos. Por isso, precisamos sempre estar atentos à sua preservação, devemos tomar decisões acertadas para continuar a sua ampliação e, principalmente, valorizar sempre o que é nosso. E não devemos jamais perder de vista as pessoas que prestaram relevantes serviços à nossa entidade e contribuiram sobremaneira para o seu engrandecimento. A todas elas, o nosso muito obrigado.